sábado, 12 de dezembro de 2009

Bastidores da IV Mostra

Selecionamos algumas fotos dos bastidores da mostra para vocês. Se você quiser ver sua foto no blog, ou quer pegar aquela foto que você tirou no evento mas não conseguiu, nos comunique e, assim, postaremos a sua foto desejada.



































segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FOTOS DO EVENTO


Olá gente! Aí vai algumas fotos do que rolou na mostra. E já parabenizamos todos que participaram de alguma maneira da mostra. Foi de grande louvor o evento como um todo.

1° Dia


Abertura da Mostra




Prof. Francisco Eduardo Caparróz - UFES e Prof. Dr. Lívia Tenório na Conferência de Abertura

2° Dia (Oficinas)



Oficina Lazer e Qualidade de vida: um olhar no estilo de vida, com Prof. ms. Regimênia Braga - UEPB



Oficina O profissional de Educação Física como pesquisador em Saúde Pública, Prof. Danielle Keylla e o coordenador Prof. Esp. Edílson Martins



Oficina Desafios ao professor pesquisador na Escola, Prof. Franciso Eduardo Carrapóz - UFES e coordenado Prof. Esp. Ivanildo Alcântara



Oficina Pesquisas em Atividade Física e Envelhecimento, Prof William Serrano Smethurst - UPE, Prof. Fabíola de Araújo Leite - UEPB e coordenador Prof. Mstd. Anny Sionara Moura

3° dia (Mesa Ciclo de Projetos, Aprsentação de pôster, Premiação)




Mesa: A produção do componente curricular: Pesquisa e Extensão, coordenação: Prof. Dda. Miriam Werba Saldanha

Apresentação de Pôster
















Premiação dos pôsteres


























sábado, 5 de dezembro de 2009

SAIU NA PÁGINA DA UEPB 2

Oficinas integram a 4ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física da UEPB
http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3050&Itemid=745

03-Dec-2009

Como parte da 4ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física, foram realizadas nesta quinta-feira (03), na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, quatro oficinas temáticas, envolvendo diversos tópicos acerca da Educação Física e seus profissionais. Mais de duzentos estudantes estão participando do evento, que nesta edição registrou a inscrição de 123 trabalhos.

Nesta quinta-feira, tiveram início as seguintes oficinas: “Pesquisas em Atividade Física e Envelhecimento”, ministrada pela professora da UEPB Fabíola de Araújo Leite Medeiros, mestre em Ciências da Nutrição pela UFPB; “Desafios ao professor pesquisador na Escola”, pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Francisco Eduardo Caparróz, doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Barcelona (Espanha). No mesmo dia, ainda foram realizadas as oficinas “O profissional da Educação Física como pesquisador em Saúde Pública”, pela professora Danielle Keylla lencar Cruz, mestranda em Saúde Pública na Fiocruz, Brasília; e “Lazer e qualidade de vida: um olhar no estilo de vida nas organizações”, ministrada pela professora da UEPB Regimênia Maria Braga de Carvalho.



A coordenadora do evento, Lívia Brasileiro, salientou a participação intensa dos inscritos, que enxergam as oficinas como uma boa oportunidade de se reconhecerem como pesquisadores. “Os professores que ministram as oficinas também têm destacado o grande interesse dos alunos, sempre no sentido de participarem ativamente do debate”, acrescentou a professora.Amanhã, as atividades terão continuidade no Departamento de Educação Física, com a segunda parte das oficinas, apresentação de ciclo de projetos no Ginásio de Esportes e encerramento, às 17h30, com programação cultural.

Giuliana Rodrigues

SAIU NA PÁGINA DA UEPB 1

4ª Mostra de Educação Física tem início com palestra sobre os desafios do professor pesquisador

http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3043&Itemid=745

02-Dec-2009

Com o debate sobre os desafios do professor educador, teve início, na noite desta quarta-feira (2), no auditório do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, em Bodocongó, a 4ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física da UEPB. O tema central do evento, “Educação Física e Intervenção Profissional: desafios ao professor pesquisador”, foi ministrado pelo professor Francisco Caparroz, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A abertura da Mostra contou com a presença da professora Aparecida Carneiro, pró-reitora de Extensão da UEPB, na ocasião, representante da reitora Marlene Alves , e dos professores Roberto Faustino, da Coordenação de Pós-Graduação da UEPB; Eduardo Barbosa, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; José Eugênio Elói, chefe do Departamento de Educação Física; Dóris Nóbrega, coordenadora do Curso de Educação Física; e Lívia Brasileiro, coordenadora do evento.


Como coordenadora das atividades, a professora Lívia destacou o crescimento do evento ao longo das suas edições, principalmente “tomando, hoje, uma dimensão muito maior do que era esperado, se constituindo um espaço privilegiado para a discussão sobre o que significa ser um professor pesquisador no campo da Educação Física, uma vez que esse profissional encontra muitos obstáculos no seu percurso acadêmico e é preciso mostrar novos horizontes para o desenvolvimento do seu trabalho”.

Para exemplificar a evolução obtida pelo evento, ela citou o número de trabalhos apresentados. “Na primeira Mostra, tivemos 17 trabalhos em exposição. Agora, temos 123 pesquisas sendo apresentadas. Isso significa que aumentou, consideravelmente, o número de pesquisas desenvolvidas em Educação Física na UEPB. Pesquisas essas que têm fortalecido o tripé ensino-pesquisa-extensão da Universidade e que, mais ainda, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da sociedade paraibana, pois o que pesquisamos aqui levamos para a prática junto à população”, disse.




O professor Eduardo Barbosa ressaltou o momento de efervescência pelo qual passa a Universidade Estadual atualmente, refletindo na realização de eventos como a Mostra Científica de Educação Física. “Hoje é possível constatar que não existe só ensino na UEPB, mas pesquisa e extensão, o que a faz estar cada vez mais próxima da realidade dos paraibanos e leva até eles todas as benesses pensadas, estudadas, testadas e aplicadas por nossos corpos docente e discente”, frisou.


Já a professora Aparecida Carneiro afirmou que “o tema do evento por si só é muito instigante e se torna ainda mais interessante porque deixa subtendido que a extensão caminha junto com a pesquisa no Departamento de Educação Física da UEPB, em prol do bem coletivo, levando para a nossa sociedade mais conhecimento e melhor qualidade de vida, através das suas pesquisas desenvolvidas”.

Palestra

Francisco Caparroz, palestrante inaugural do evento, abordou as diferentes possibilidades de intervenção do profissional da Educação Física, reconhecimento os desafios que ora são apresentados ao professor pesquisador. Segundo ele, o debate sobre esse tema tem produzido conhecimento de extrema importância para a formação de professores e de profissionais em geral da Educação Física.

“Nesta área normalmente se produz pouco conhecimento, principalmente de modo empírico. Por isso, ainda não se conseguiu obter avanços significativos que transformem o campo de formação e de intervenção, mas é fato que já tem se visto uma evolução nesse sentido, especificamente no que diz respeito a superar os modismos e a banalização da temática”, enfatizou Caparroz.

No tocante ao imediatismo exigido das pesquisas, ele frisou que é preciso entender que a pesquisa em Educação Física demanda tempo para ser desenvolvida e aplicada, porque “ela é evolutiva e acompanha o desenvolvimento humano nas suas mais variadas vertentes. Existem pesquisas que levam mais de uma década para ser finalizada e se chegar a resultados concretos”, finalizou.

A 4ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física da UEPB prossegue até a próxima sexta-feira (4), com a apresentação dos 123 trabalhos inscritos. As atividades estão sendo desenvolvidas no DEF.

Tatiana Brandão

domingo, 29 de novembro de 2009

ABERTURA DA IV MOSTRA CIENTÍFICA

02 DE DEZEMBRO DE 2009

Local: Auditório de Psicologia - CCBS

18:00 - Credenciamento

19:00 – DEF MOSTRA ÁUDIO-VISUAL
Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Ribeiro Dantas

19:30 – ABERTURA DA MOSTRA
- Prof. Eduardo Barbosa Bezerra - Diretor do CCBS/UEP
- Prof. José Eugênio Eloi Moura – Chefe do Departamento de Educação Física/CCBS/UEPB- Profª. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino – Coordenadora do Curso de Educação Física/DEF/CCBS/UEPB
- Representante do Centro Acadêmico de Educação Física
Coordenação: Profª. Drª. Lívia Tenorio Brasileiro

20:00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
“Educação Física e Intervenção Profissional: desafios ao professor pesquisador”
Prof. Francisco Eduardo CaparrózUFES - Doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Barcelona-Espanha.
Coordenação: Profª. Drª. Lívia Tenorio Brasileiro

21:00 – Coquetel de Abertura do Evento

terça-feira, 24 de novembro de 2009

LISTAGEM DE TRABALHOS - PROJETOS APROVADOS

RELAÇÃO DOS PROJETOS APROVADOS


TÍTULO DO TRABALHO CONLUÍDO
AUTOR(ES)/ ORIENTADOR


ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

01. Estudo do VO2 Máximo em Atletas Praticantes de Futebol de Campo
Tomíres Soares da Silva
Marco Antonio Dinoá

02. Benefícios da Prática do Futsal para Crianças Carentes na Vila Olímpica Plínio Lemos
Amaro Rodolpho Cavalcanti da Silva Moura
Álvaro Luís Pessoa de Farias

03. Atidão Física Relacionada à Saúde dos Praticantes de Futsal do Projeto Laboratório Pedagógico-Saúde, Esporte e Lazer do DEF-UEPB
Hugo José Muniz Silva
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

04. Estudo das Possíveis Associações entre a Satisfação da Imagem Corporal e o Estado Nutricional dos Colaboradores do Serviço Social da Indústria(SESI)-CG
Camila Cardoso dos Santos
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

05. Estudo da Flexibilidade em Idosos do Projeto de Extensão – “Tai Chi Chuan e Práticas Corporais para Terceira Idade”
Allan Kardec Alves da Mota
Giselly Félix Coutinho

06. Usuários de Musculação da Academia do DEF/EUPB: Um Olhar nos Motivos da Prática e Representação sobre o Corpo
Luana Leal Costa Silva
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

07. A Influência dos Hábitos Alimentares
Maria José Marques
Jozilma de Medeiros Gonzaga

08. Avaliação Física na Escola
Tiago Lopes Bezerra
Williams Beetowe Souza do N. Araújo
Nayara Suênia de Oliveira
Bianca Barbosa de Souza
Laura Isabela Marinho de Araújo Souto
Yanni Atália de Souza Fernandes
Jozilma de Medeiro Gonzaga

09. Incidência de Dor no Período Pós-treino dos Usuários da Academia do SESI-CG.
Tabira Oliveira Cortez Costa
Adjailson Fernandes Coutinho

10. Análise Comparativa do Equilíbrio, Coordenação Motora e Agilidade em Idosos Praticantes de Musculação e Hidroginástica
Hugo José Muniz Silva
Marília Nóbrega Pereira de Farias
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

11. Postura Corporal e Coluna Vertebral, Relacionados às Cargas Transportadas pelos Alunos de uma Escola Estadual de Ens. Fund. da Cidade de Alagoa Nova-PB
Hermany José Alves de Aquino
José Damião Rodrigues

12.
Perfil Decisional e Atletas Masculinos e Femininos de Voleibol com Idades entre 11 e 17 anos: Um Estudo Comparativo
Cristiane Miranda C.C. Pessoa
Luís Javier Chirosa Rios – Univ. de Granada – Espanha

13. Análise do Estilo de Vida dos Praticantes de Voleibol do SESC na Cidade de Campina Grande-PB
Washington Almeida Reis
José Eugênio Eloi Moura

14. A Influência da Atividade Física Regular sobre o Condicionamento Físico dos Residentes da Universidade Estadual da Paraíba
Pedro César Pereira de Almeida
José Damião Rodrigues

15. Nível de Aptidão Física Relacionado a Saúde em Caminhantes
Kaio César da Silva Lucena
José Eugênio Eloi Moura

16. Motivos da Adesão da Prática da Caminhada de Idosos no Parque Evaldo Cruz
Tales Primo Bezerra
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

17. Os Efeitos para a Saúde dos Praticantes de Montain Bike na Cidade de Campina Grande-PB
Herbert Almeida Furtado
Álvaro Luís Pessoa de Farias

18. Análise da Capacidade Cardiorrespiratória Relacionada à Saúde dos Alunos do SESC – Açude Velho
Lucas Magno Nóbrega de Farias Aires
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

19. Análise Comparativa dos Níveis de Força Muscular em Indivíduos do Sexo Masculino: Musculação vs Treino Funcional
Aldo Magno da Silva

20. Avaliações Antropométricas e Aplicação de Atividades Físico-recreativa em Crianças nas Escolas Públicas Estaduais da Cidade de Campina Grande-PB.
Monallyza Monyck de Sales
Álvaro Luís Pessoa de Farias

21. Avaliação da Capacidade Aeróbica em Idosos pertencentes a Grupos de Convivência da Cidade de Campina Grande-PB
Simone Vale de Azevedo Guerra
Giselly Félix Coutinho

22. Lesões mais Comuns nos Esportes
Ronei de Oliveira Barbosa
José Damião Rodrigues

23. Atletismo: Vencendo Barreiras Sociais
Severino Santino do Nascimento Neto
Irenilta Pereira dos Santos Nunes

24. A Compreensão de Saúde: Uma Discussão com os Alunos da escola Municipal Almira de Oliveira
Joana Emília Rodrigues do Nascimento
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

25. Efeitos da Atividade Física sobre a Força Muscular de Idosos
Jaqueline Constantino Marinho
Giselly Félix Coutinho

26. Responsabilidades Cívil e Criminal nas Competições: antidoping
Nielson Luiz Rodrigues
Adjasilson Fernandes Coutinho

27. Estudo Bibliográfico: Efeitos que as Atividades Recreativas causam nos Idosos
Marcelo Eduardo de Melo Silva
Divanalmi Ferreira Maia

28. Periodicidade do Alongamento visando à Melhoria da Flexibilidade do Idoso
Carlos Emmanuel Durand Gomes
Igor Aires Mendonça
Jéfte Leal Araújo
Jeudma Roseanne Dantas Fernandes
Maria de Fátima Frutuoso Diniz
Mizziara Guedes Monteiro de Azevedo
Jozilma de Medeiros Gonzaga

29. Aptidão Relacionada à Saúde e Controle Postural de Idosos
Breno Firmino Alves
Josenaldo Lopes Dias

30. Benefícios da Hidroginástica para Melhoria da Aptidão Física e Controle Postural na Terceira Idade
Pamula Pereira dos Santos
Josenaldo Lopes Dias

31. Estudo Comparativo do Nível de Atividade Física, Condições de Saúde, Característica Sócio-Econômicas das Dobras Cutâneas e Relação Cintura Quadril do Grupo de Idosa Vida Ativa no CAT João Rique Ferreira
Andreé Philippe Pimentel Coutinho
Manoel Freire de Oliveira Neto

32. A Integração e Inserção Social na Escolinha de Futebol Paulo César
Igor de Mendonça Aires
Álvaro Luís Pessoa de Farias

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER

33. Estudo das Políticas Públicas de Lazer Empregadas no Espaço Parque Vale dos Dinossauros-Sousa-PB
Nayara Suênia de Oliveira
Álvaro Luís Pessoa de Farias

34. Dança de Salão dentro do Contexto do Lazer para a Promoção da Sociabilização e Qualidade de Vida.
Jéfte Araújo
Álvaro Luís Pessoa de Farias

35. Análise das Atividades de Lazer em Ambientes Públicos Oferecidas para Idosos na Cidade de Campina Grande-PB
Franciwagner Oliveira dos Santos
João Paulo Clemente da Silva
Rodrigo de Lima Santos
Divanalmi Ferreira Maia

36. Atividades Recreativas como Melhoria na Qualidade de Vida, promovendo também Integração Social
Carlos Emmanuel Durand
Álvaro Luís Pessoa de Farias

37. Lazer na Hotelaria: Um Estudo sobre o Lazer no Campo Hoteleiro em Campina Grande-PB.
Laura Isabela Marinho de Araújo Souto
Álvaro Luis Pessoa de Farias

38. Atividade Física como Forma de Lazer e Promoção da Saúde: Uma visão dos Participantes Idosos do Projeto Campina Bem Estar
Lays Vieira do Nascimento
Leandro Augusto Dutra Silva
Álvaro Luís Pessoa de Farias

39. Recreação e Atividades Culturais no Parque da Criança e no Centro Cultural Lourdes Ramalho em Campina Grande-PB
Suzanne Barros de S. Damião
Carla Vanessa Gomes Silva
Rafaella Santos Leite
Divanalmi Ferreira Maia

40. Rapel como Reflexão da Ética Ambiental no Curso Básico da Equipe Rapel Campina
Aline Laureano de Melo
Leandro Gonzalez Garcez
Rodrigo de Lima Santos
Divanalmi Ferreira Maia.

41. Dança, sua Relação com o Lazer e a Educação
Yanni Atália de Souza Fernandes
Lívia Tenório Brasileiro

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

42. Nível de Atividade Física e Sintomas Depressivos em Idosos
Fernanda Greice Santos de Oliveira
Giselly Félix Coutinho

43. Atividade Recreativa como forma de ajudar no Desempenho Motor de Crianças com Síndrome de Down
Anair Silva de Araújo
Giselly Félix Coutinho

44. Nível de Atividade Física e Qualidade de Sono em Idosos
Rosana Cristina de M. Costa
Giselly Félix Coutinho

45. A Importância da Atividade Física para o Grupo de Hipertensos da Terceira Idade da Unidade Básica Saúde da Família(U.B.S.F)
Micheline de Lima Silva
José Eugênio Eloi Moura

46. Discutindo o Centro de Equoterapia e o Hipismo de Campina Grande-PB como Instrumento de Inclusão Social
Fabiano Mendes Costa
Ana Clarissa Macedo Meira – Fisioterapia
Jacyara Santos Lima – Pedagogia
Laura Isabela Marinho de Araújo Souto
Anny Sionara Moura Lima Dantas

47. A Arte da Dança como Conteúdo Lúdico na Melhoria da Auto-estima da Terceira Idade
Jordana do Nascimento Oliveira
Manoel Freire de Oliveira Neto

48. A Dança como Recurso Terapêutico para o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Portadora de Síndrome de Down
Suzanne Barros de S. Damião
David Gomes de Farias
Renalle Monize D. Marques
Jéssica Fernandes Araújo
Anny Sionara Moura Lima Dantas

49. Intervenção da Educação Física na Performace Motora em Crianças Portadoras da Síndrome de Down
Stefânia Morais Pinto
Rafaela Santos Leite
Sérgio Anjos
Suzanne Barros de Souza Damião
Emanuely Fernandes Rocha
Divanalmi Ferreira Maia

50. Lucidade como Meio de promover o Bem-estar e a Qualidade de Vida dos Deficientes Mentais da APAE em, Campina Grande-PB
Jeudma Roseanne Dantas Fernandes
Gissely Félix Coutinho

51. A Prática da Atividade Física e os Portadores de HIV Frente aos Aspectos Psicossociais
Anny Sionara Moura Lima Dantas
Elysson Dayvison Porto
Franciwagner Oliveira dos Santos
Willian de Souza Brito

52. A Educação Física como Propiciadora da Inclusão Social de Crianças Portadoras de Necessidades Visuais Especiais: Estudo de Caso no Instituto dos Cegos em Campina Grande-PB.
Mizziara Guedes Monteiro de Azevedo
Gissely Félix Coutinho

53. Conhecimento do Diabético sobre a Doença e a Repercussão no Tratamento não Medicamentoso
Bruno Cordeiro Neves
José Eugênio Eloi Moura

54. Benefícios da Atividade Física para os esquizofrênicos da Clínica Neuropsiquiátrica Dr. Maia
Diniz, M.F.F.
Giselly Félix Coutinho

55. Atividades Físicas para a Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos
Aline Laureano de Melo
Leandro Gonzalez Garcez
Rodrigo de Lima Santos
Divanalmi Ferreira Maia

PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

56. Qual o Papel da Aula de Educação Física para a Mudança de Comportamento dos Alunos denominados Tímidos
Edna Luiz da Silva
Lívia Tenório Brasileiro

57. Dança: Sua Importância no Desenvolvimento Educacional
Laura Isabela Marinho de Araújo Souto
Nayara Suênia de Oliveira
Yanni Atália de Souza Fernandes
Divanalmi Ferreira Maia

58. Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Física Escolar
José Pierry Larry Cruz Silva
Lívia Tenório Brasileiro

59. Evasão nas Aulas de Educação Física: Analisando Turmas do 8º e 9º ano da Escola Est. de Ens. Fund. e Médio Prof. José Gomes Alves, Patos-PB.
José Denis Trindade Lócio
Lívia Tenório Brasileiro

60. Importância da Educação Física, na Visão de Alunos, Pais e Professores de Outras Disciplinas, para a Formação de Crianças do 5º ano de uma Escola Privada do Município de Campina Grande-PB.
Bianca Barbosa de Souza
Lívia Tenório Brasileiro

61. Jogos e Brincadeiras Populares: Isso é Possível em Aulas de Educação Física
Willams Beetowe Sousa do Nascimento Araújo
Lívia Tenório Brasileiro

62. Como Conscientizar o Aluno de que Educação Física não é Sinônimo de Futebol?
Júlio Émerson Pereira Souto
Lívia Tenório Brasileiro

63. Futsal: Brincando de Aprender
Rodrigo Cavalcanti Silva
Adjailson Fernandes Coutinho

64. O Mito do Futsal nas Aulas de Educação Física do Ensino Fundamental
Carlos Alberto Evaristo Pessoa
Lívia Tenório Brasileiro


65. Retrato da Educação Física em Campina Grande: Quem são e onde Atuam seus Profissionais
Bianca Barbosa de Souza
Clarice Sandra Marinho de Souza
José Pierry Larry Cruz Silva
Kamila Soares Neves
Lívia Tenorio Brasileiro

66. Escola: Além da Educação, um Compromisso Social
Tiago Lopes Bezerra
Álvaro Luis Pessoa de Farias

67. Quais os Motivos que levam os Alunos a não Participarem das Aulas de Educação Física
Arthur Vinícius Araújo Silva
LíviaTenório Brasileiro

68. As Lutas no Contexto da Educação Física Escolar: Uma Análise Pedagógica com Professores
João Paulo Clemente da Silva
Franciwagner Oliveira dos Santos
Anny Sionara Moura L. Dantas


69. Dança, Gênero e Masculinidades: Uma Análise Educacional nas Escolinhas do DEF
Anny Sionara M. Lima Dantas
Lígia Pereira dos Santos
Elysom Dayvisom Porto
William de Souza Brito


70. Esporte Praticado na Escola: Uma Contribuição para Formação dos Alunos
Jodielder Henry de Araújo Sousa
Lívia Tenorio Brasileiro

71. Adaptação ao Meio Líquido com Crianças entre 3 e 6 anos.
Sâmara Dantas de Oliveira
Kyval Pantoja Gorgônio

72. A Importância dos Jogos Populares nas Aulas de Educação Física
João Eduardo Brito de Oliveira
Lívia Tenório Brasileiro

73. Avaliação em Educação Física Escolar: Um Estudo sobre a Prática da Avaliação em Turmas com Diversidade de Faixa Etária
Ivaldo Moraes Rodrigues
Lívia Tenório Brasileiro

74. Os Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Justificativas Apresentadas por Professores das Escolas de Ensino Fundamental II da Cidade de Puxinanã-PB.
Clarice Sandra Marinho de Souza
Lívia Tenório Brasileiro

75. A Motivação dos Alunos em Aulas de Educação Física no Colégio Sólon de Lucena na Cidade de Campina Grande-PB
Laerte Costa Vieira
Lívia Tenório Brasileiro

76. A Importância da Recreação na Educação Infantil
Anna Marina Barbosa
Carla de Arruda Oliveira
Emanuely Fernandes Rocha
Divanalmi Ferreira Maia

77. Os Benefícios do Futsal como Conteúdo nas Aulas de Educação Física
Murilo Raposo de Menezes
Lívia Tenório Brasileiro

78. A Contribuição que a Educação Física tem para o Desenvolvimento das Crianças e Adolescentes do PETI
Raquel Medeiros Farias
Lívia Tenório Brasileiro

79. A Importância do Judô nas Aulas de Educação Física
Sérgio Ricardo Soares Neves
Lívia Tenório Brasileiro

80. Inovação Pedagógica na Educação Física
Kamila Soares Neves
Lívia Tenório Brasileiro

81. Mídia Televisiva e Esteróides Anabólicos Androgênicos dentro do Contexto Escolar: Alguma Relação?
Rennan Siqueira de Lima
Lívia Tenório Brasileiro

82. Sentidos de Direitos Humanos nos Documentos de Domínio Público do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Persília Alves Queiroga
Rodrigo Pontes de Mello – UPE

83. Qual a diferença do esporte na escola para o esporte fora da escola.
Shayenny Emanuelly Araujo Guerra Costa
Lívia Tenorio Brasileiro

LISTAGEM DE TRABALHOS EM ANDAMENTO APROVADOS

RELAÇÃO DOS TRABALHOS EM ANDAMENTO APROVADOS


TÍTULO DO TRABALHO CONLUÍDO
AUTOR(ES)/ ORIENTADOR

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

01. Reflexões sobre a Prática do Profissional de Educação Física no NASF: Um Relato de Experiência
Walmir Agra Leite
Rosilane Silva Sousa

02. Obesidade Infantil: Um Estudo sobre o Impacto do excesso de Peso no Dia a Dia da Criança
Rodrigo César de lima
Pablo Almeida M. Norte
Divanalmi Ferreira Maia

03. Vantagens e Desvantagens do Treinamento Físico em Altitudes
Silvana Nóbrega Gomes
Alexandre Sérgio Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER

04. Recreação Hospitalar Apropriada a Crianças de 7 a 12 anos
Pablo Almeida Macedo Norte
Pierre Pascoal de Andrade
Rodrigo César de Almeida Lima
Divanalmi Ferreira Maia


05. Recreação para Adultos na Rede Hoteleira
Leandro Gonzalez Garcez
Aline Laureano de Melo
Rodrigo de Lima Santos
Divanalmi Ferreira Maia.

06. Rapel como Esporte de Aventura
Rodrigo de Lima Santos
Aline Laureano de Melo
Leandro Gonzalez Garcez
Divanalmi Ferreira Maia.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

07. Efeitos da Prática de Atividade Física no Estado de Depressão de Idosos que Freqüentam Grupos de Convivência
Emmanuella Ferreira da Silva
Bruno Teixeira Barbosa
Giselly Félix Coutinho

08. Efeitos da Prática de Atividade Física na Qualidade do Sono de Idosos que Freqüentam Grupos
de Convivência
Bruno Teixeira Barbosa
Emmanuella Ferreira da Silva
Giselly Félix Coutinho

LISTAGEM DE TRABALHOS CONCLUIDOS APROVADOS

RELAÇÃO DOS TRABALHOS CONCLUÍDOS APROVADOS


TÍTULO DO TRABALHO CONLUÍDO
AUTOR(ES)/ ORIENTADOR


ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE


01. Análise da Flexibilidade Toraco-Lombar em Praticantes de Musculação para Hipertrofia
José Pierry Larry Cruz Silva
Breno Firmino Alves
Washington Almeida Reis
Andreé Philippe Pimentel Coutinho
Josenaldo Lopes Dias


02.Educação Física Escolar e Higiene Pessoal e Social: Um Caso Possível de interdisciplinaridade
Bruno Cordeiro Neves
Hadassa Costa Andrade
Hermany José Alves de Aquino
Joana Emília Rodrigues do Nascimento
Kaio César da Silva Lucena
Rodrigo Cavalcanti Silva
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, et. al.

03. Estudo do Grau de Flexibilidade em Iniciantes de Musculação da Academia Vigor
Simone Vale de Azevedo Guerra
Abair Silva de Araújo
Persília Alves Queiroga
Duerdo Flaubert Campos Lucena
Taeles Primo Bezerra
Ronei de Oliveira Barbosa
Jozilma de Medeiros Gonzaga

04. Análise do Perfil Postural de Escolares entre 8 e 12 anos da Escola Manoel Cirne de Campina Grande-PB
Alan Jackson da Silva Oliveira
Ednaldo Inácio da Silva
Paulo José Félix Ferreira da Silva
Hertz Colombo Xavier Barbosa
Herbert Shafer Neto
Nailla Mayara de Souza Melo
Divanalmi ferreira Maia

05. Desvios Posturais de Crianças entre 8 e 12 anos da Escola Manoel da Costa Cirne de Campina Grande-PB
Paulo Félix Ferreira da Silva
Alan Jackson da Silva Oliveira
Hertz Colombo Xavier Barbosa
Herbert Shafer Neto
Nailla Mayara de Souza Melo
Ednaldo Inácio da Silva
Divanalmi Ferreira Maia

06. Predominância de Desvio Posturais da Coluna Vertebral em Dançarinos de dança Folclórica
Alan Jackson da Silva Oliveira
Ednaldo Inácio da Silva
Hertz Colombo Xavier Barbosa
Herbert Shafer Neto
Marcelo Gomes Quaresma
Nailla Mayara de Souza Melo
Divanalmi Ferreira Maia

07. Educação Física Escolar e Alimentação: Um Relato de Experiência
Camila Cardoso dos Santos
Maria José Marques
Micheline de Lima Silva
Pedro César Pereira de Almeida
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

08. Práticas Corporais para a 3ª Idade: Do Caminhar de um Projeto à uma Experiência Realizada
Severino Santino do Nascimento Neto
Roseane Barros da Silva
Emanuely Fernandes Rocha
Nayara Suênia de Oliveira
Allan Kardec Mota
Heluan Ruana Alves de Medonça
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
Cheng Hsin Nery Chao

09. Análise do IMC e ICQ em Usuários do Programa Campina Grande Bem Estar: Uma Abordagem para a Manutenção da Saúde
André Luís de Freitas Oliveira
Deusimar Morais
Luís Genésio da Silva Neto – PMCG

10. Avaliação de Equilíbrio em Idosos da Estação Velha, Campina Grande-PB através da Escala de Berg
Marília Nóbrega Pereira de Farias
José Eugênio Eloi Moura

11. Análise dos Aspectos Motivacionais em Alunos de Iniciação Desportiva da UEPB
Laís Lorena Alves Ferreira
Cristina de Vasconcelos Almeida

12. Um Olhar à Luz das Motivações Iniciais para a Prática de Atividades Físicas dos Idosos do Grupo Tai Chi Chuan e Práticas Corporais para a 3ª Idade.
Severino Santino do Nascimento Neto
Roseane Barros da Silva
Emanuely Fernandes Rocha
Nayara Suênia de Oliveira
Allan Kardec Mota
Heluan Ruana Alves de Medonça
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

13. Atividade Física na Terceira Idade
Pablo Almeida Macedo Norte
Pierre Pascoal Andrade dos Santos
Rodrigo César de Lima
Divanalmi Ferreira Maia


POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER


14. Significados do Lazer para Idosos do Grupo “Recordar é Viver”- Cabaceiras-PB.
Marília Nóbrega Pereira de Farias
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

15. O Graduando em Educação Física além dos Muros da Universidade: Uma Experiência Única
Pedro César Pereia de Almeida
Rennan Siqueira de Lima
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

16. A Prática Esportiva e a Educação de Estudantes/ Atletas mediante a Ação de Políticas Públicas no Estado da Paraíba
Bruno Teixeira Barbosa
Adeilson da Silva Tavares – UFCG

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

17. Capoeira Adaptada do Programa Esporte e Lazer da Cidade( PELC ) na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais( APAE ) em Campina Grande-PB
Cristina de Vasconcelos Almeida
Cheng Hsin Nery Chao

18. Lazer para Pessoas com deficiência na APAE de Campina Grande-PB
Gilmara Alcântara da Silva
Maksuel Silva Maciel
Samara Trajano Feitosa
Anny Sionara Moura. L. Dantas
Divanalmi Ferreira Maia

19. A Influência da Atividade Física para Idosos, como Forma de Melhorar a Qualidade de Sono.
Anair Silva de Araújo
Simone Vale A.Guerra
Allan Kardec Alves da Mota
Giselly Félix Coutinho

PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

20. A Educação Infantil no Contexto da Educação Física: Estudo da Realidade
Alessandro de Oliveira Ramos
Claúdia dos Santos Inácio
Fabiana Gomes do Nascimento
Patrícia Silva Araújo
Raiane Mendes de Moura
Vanessa Sany Targino Matias
Viviane Evangelista Farias
Maria Goretti da Cunha Lisboa

21. Educação Física Escolar: Desafios e Perspectivas
André Luís de Freitas Oliveira
Josenaldo Lopes Dias

22. As Ações Pedagógicas do Professor de Educação Física na Educação Inclusiva
Rosilane Silva Sousa
Pierre Normando Gomes da Silva –UFPB

23. Pedagogia de Projetos: Um Novo Olhar para Seleção e Organização dos Conteúdos na Educação Física Escolar
Rosilane Silva Sousa – ESEEC
João Joaquim Soares – UNIPE

24. Educação Física Escolar: Abrindo Portas para a Inclusão
André Luís de Freitas Oliveira
Edvaldo Fernandes da Silva
Marta Helena Burity Serpa – FIP

25. Prática da Educação Física nas Escolas Municipais no Primeiro e Segundo Ciclos de Campina Grande-PB
Jussara de Oliveira Queiroz
Nohammad Augusto Barros Oliveira
Thales Vinícius Cruz Gonzaga
Verônica Fernandes da Silva

26. Educação Física, Esporte e Psicopedagogia: Relações que se Completam
André Luís de Freitas Oliveira
José Otávio da Silva – FIP

27. Estudo das Políticas Públicas de Lazer Empregadas no espaço Parque Vale dos Dinossauros-Sousa-PB
Nayara Suênia de Oliveira
Yêdo Rodrigues Silva
Severino Coelho Neto
Lourival Pedro Silva Júnior
Allá Derkian Borges Santos
José Ignis Gonzaga de Lima
Weslley Smith Espínola de Sousa
Maria Goretti da Cunha Lisboa

28. Educação Lúdica: Brincadeiras Nutricionais como estratégias de Promoção de Saúde na Escola
Tomires Soares da Silva
Luana Leal Costa Silva
Nielson Luís Rodrigues
Persília Alves Queiroga
Tabira Oliveira Cortez Costa
Tales Primo Bezerra
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

29. Fontes Históricas e Memória Esportiva: Reconhecendo o Acervo do Complexo Esportivo e Educacional “O Meninão”
Daniel de Oliveira Araújo
Flávia de Lima Amâncio
Ítalo Luandson Medeiros
Eduardo Ribeiro Dantas

30. A Memória Esportiva em Campina Grande: Um Olhar sobre o Acervo do “Clube do Trabalhador”
Jônatas da Silva Nunes
Mariela Virgínia Cabral Pires
Yamande Philip Cartaxo de Almeida
Eduardo Ribeiro Dantas

31. O Brincar como Estratégia de Socialização da Criança: Um Relato de Experiência
Andreé Philippe Pimentel Coutinho
Breno Firmino Alves
Pamula Pereira dos Santos
Ronei de Oliveira Barbosa
Washington Almeida Reis
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

sábado, 24 de outubro de 2009


INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

Tema:
EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS AO PROFESSOR PESQUISADOR.

Período:
02 a 04 de dezembro de 2009.

Local:
Auditório de Psicologia – CCBS - UEPB (Abertura)
Departamento de Educação Física – CCBS - UEPB

Carga Horária:
20 horas

Organização:
Departamento de Educação Física – CCBS – UEPB

Coordenação Geral:
Profª. Drª. Lívia Tenorio Brasileiro
Prof. Dr. Eduardo Ribeiro Dantas
Profª. Ms. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
Profº Mstd. José Eugênio Eloy Moura

OBJETIVOS

  • Discutir diferentes possibilidades de intervenção profissional da Educação Física;
  • Reconhecer desafios apresentados ao professor pesquisador.

PROGRAMAÇÃO

02 DE DEZEMBRO DE 2009

19:00 – DEF Mostra áudio-visual

19:30 – Abertura da Mostra

- Prof. Eduardo Barbosa Bezerra - Diretor do CCBS/UEPB

- Prof. José Eugênio Eloi Moura – Chefe do Departamento de Educação Física/CCBS/UEPB

- Profª. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino – Coordenadora do Curso de Educação Física/DEF/CCBS/UEPB

- Representante do Centro Acadêmico de Educação Física.

20:00 – Conferência de Abertura

“Educação Física e Intervenção Profissional: desafios ao professor pesquisador”

Prof. Francisco Eduardo Caparróz – UFES - Doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Barcelona-Espanha.


03 DE DEZEMBRO DE 2009


08:00 - 12:00 – Oficinas

- Tema 1: Pesquisas em Atividade Física e Envelhecimento -Prof. William Serrano Smethurst – UPE - Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Profª. Fabiola de Araújo Leite Medeiros – UEPB - Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba.

- Tema 2: Desafios ao professor pesquisador na Escola - Prof. Francisco Eduardo Caparróz - UFES - Doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Barcelona-Espanha.

- Tema 3: O profissional de Educação Física como pesquisador em Saúde Pública - Prof. Danielle Keylla Alencar Cruz - Consultora Técnica do Ministério da Saúde na área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis com ênfase em Promoção da Saúde - Mestranda em Saúde Pública, com ênfase em gestão, na Fiocruz Brasília - .

Tema 4: O papel do professor pesquisador nas Políticas de Esporte e Lazer - Prof. Cheng Hsin Nery Chao - UFRN - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13:30 – 16:00 – Apresentação de Pôster


16:00 – 17:30 – Palestras

- Palestra 1: Educação Física e Saúde Pública - Prof. Danielle Keylla Alencar Cruz - Consultora Técnica do Ministério da Saúde

- Palestra 2: Atividade Física e Envelhecimento Humano - Prof. William Serrano Smethurst – UPE

04 DE DEZEMBRO DE 2009

08:00 – 12:00 – Oficinas (continuidade)

13:30 – 16:30 – Ciclo de Projetos

16:30 – 17:30 – Encerramento e Programação Cultural

SOBRE OS CONVIDADOS

PROF. FRANCISCO EDUARDO CAPARRÓZ

Nasceu em São Paulo em 1966, realizou seu curso de Educação Física nas Faculdades Integradas de Guarulhos em 1989. Estudou no curso de Especialização em Educação Física escolar na Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1992) e obteve o grau de Mestre em História e Filosofia da Educação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é doutorando em Ciências da Educação na Universidade de Barcelona-Espanha. Desde 1997 é docente (atualmente é Professor Adjunto I) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo onde é membro pesquisador do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF-CEFD-UFES). Tem experiência na área de Educação Física escolar, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar e trabalho docente; pesquisa-ação e mudança/transformação da prática pedagógica em educação física escolar; escola, currículo e componente curricular; trabalho coletivo-colaborativo-solidário para o planejamento e desenvolvimento da prática pedagógica.

http://lattes.cnpq.br/4577422234823111


PROF. CHENG HSIN NERY CHAO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Mestrado Em Estudos do Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento ambiental, lazer, meio ambiente, políticas públicas de lazer e qualidade de vida.

http://lattes.cnpq.br/0220615952429735


PROF. WILLIAM SERRANO SMETHURST

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1983) e mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2001), título revalidado pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atualmente é professor da Secretaria de Educação de Pernambuco e professor assistente da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Exercício Físico e Saúde, com ênfase em Gerontologia. Atua nas sub-áreas: aptidão física funcional no envelhecimento, exercício e saúde, educação para saúde no envelhecimento e reabilitação cardíaca.

http://lattes.cnpq.br/2105128721725595


PROFª. FABÍOLA DE ARAÚJO LEITE MEDEIROS

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2000), com aperfeiçoamento técnico em Curso de atualização em Gestão de Pesquisas (UEPB). Atua como professora da Universidade Estadual da Paraíba, no departamento de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do adulto e Saúde do Idoso. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPASC) do Departamento de Enfermagem da UEPB.

http://lattes.cnpq.br/2282077635706351


PROFª. DANIELLE KEYLLA ALENCAR CRUZ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). É pós-graduada em Saúde Pública pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva/Aggeu Magalhães/Fiocruz/Recife. Possui experiência na área de gestão de políticas públicas de saúde e educação, tendo atuado na coordenação de programas de esporte, lazer e promoção da saúde e na direção da vigilância em saúde - epidemiológica, sanitária e ambiental. Atualmente é consultora técnica do Ministério da Saúde na área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis com ênfase em Promoção da Saúde e mestranda em Saúde Pública, com ênfase em gestão, na Fiocruz Brasília.

http://lattes.cnpq.br/3432042369814634

INSCRIÇÃO

Local de Inscrição: Departamento de Educação Física/CCBS/UEPB

Horários: segunda a sexta-feira das 08:00 – 12:00 e 14:00 – 17:00

Inscrição com apresentação de trabalhos até o dia 16 de novembro de 2009.

Inscrição no evento até o encerramento das vagas. Total 200 vagas.

Taxa de Inscrição única no Valor de 30,00 (trinta reais).

SOBRE AS MOSTRAS CIENTÍFICAS DEF/UEPB

A I Mostra de Produção do Conhecimento Científico do Departamento de Educação Física foi realizada de 05 a 06 de junho de 2003, com o intuito de criar um espaço de discussão temático das linhas de pesquisa do DEF/CCBS/UEPB e divulgar a produção científica advindas dos componentes curriculares: Seminário/Pesquisa/Extensão 1 e 2 e Trabalho Acadêmico Orientado, defendidos em 2002.

As Mostras têm a intenção de acontecer bi-anualmente, intercaladas ao Fórum e Congresso de Educação Física da UEPB. Assim, em outubro de 2005 realizou-se a II Mostra de Produção do Conhecimento Científico do DEF/UEPB, tendo como tema: “O Departamento de Educação Física e sua ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento”.

Em sua continuidade, em novembro de 2007, foi realizada a III Mostra Científica de Educação Física, tendo como tema: "Perspectivas e desafios na Educação Física Adaptada".

Consolidando essa programação apresentamos a IV Mostra Científica do Departamento de Educação Física que se propõe a refletir sobre o tema: “Educação Física e intervenção profissional: desafios ao professor pesquisador”, colocando no campo de debate a possibilidade de discutir diferentes possibilidades de intervenção profissional da Educação Física; e reconhecer desafios apresentados ao professor pesquisador.

Certos de que a continuidade deste espaço acadêmico concretiza um espaço de suma importância para alunos, professores e ex-alunos egressos deste departamento, apresentamos a proposta de sua efetivação em 2009.